quarta-feira, 22 de março de 2017

DIA DO ÍNDIO - IDEIA MUSICAL PARA UMA AULA DIFERENTE - Educação Infantil

Aqui usei como base a musiquinha “Um, dois, três indiozinhos...”
Vamos cantar?

Um indiozinho pesca um peixinho,
outro indiozinho pinta o rostinho.
E outro indiozinho come um milhinho,
Para ficar bem forte.

Foram pra oca fazerem cestinhos,
quando a mamãe se aproximou.
Veio dançando e sentou na rede,
que quase então virou!



               




Objetivos:
_comemorar o dia do índio mostrando alguns dos seus costumes: pesca, pintura do corpo, alimentação, moradia, lazer...;
_incentivar as crianças a valorizar a vida do índio, que também possuem uma rotina com hábitos como os nossos: eles trabalham para sobreviverem ( pesca, caça, fazem artesanato ), têm vaidade( pintura ,cocar, colar ), se alimentam ( comem milho, mandioca, peixinho...), têm casa para morar ( oca) , se divertem (brincam, cantam, dançam) e descansam (rede).

Aplicação:
1) cantar a música várias vezes na “roda da música” apresentando visuais ou fazendo gestos;
2) aproveitar a roda e conversar sobre os costumes apresentados nos objetivos;
3) leve neste dia um barco feito de papelão pintado, enfeitado, colado peixinhos, carinhas de indiozinhos... e dentro terá que ter o espaço para que caibam as crianças. Este será o momento dinâmico da aula, onde você fará com que eles vivenciem um pouco da vida dos índios. Nesse momento você dirá: Vamos imitar os indiozinhos da música?

Dramatizando a música:
1) Primeira estrofe: se o barquinho couber, todos entrarão enquanto o professor irá orientando. Caso o barquinho caiba poucos alunos, faça esse passeio dividindo a turma. Distribua os cocares a eles e pinte os rostinhos; Ah! Lembre do “ barulhinho” do índio com a boca.
2) Segunda estrofe:  “os indiozinhos” sairão do barco e irão à oca que poderá ser no improviso um círculo para se sentarem. Dê a eles pedacinhos de palha seca ou mesmo de barbante para imitar os índios fazendo um artesanato ( cestinho ou pulseira, colar...).Se tiver como arrumar uma rede, tudo bem. Se não, também improvise com um lençol mais resistente .
Nesse momento, a mamãe índia (que poderá se a professora ou uma das meninas) virá dançando e se sentará na rede com os demais. Todos irão balançando, e é melhor também  ter o cuidado em dividir a turma, senão, a rede vai virar mesmo. Rs...

Sugestão de lembrancinha:

Uma cestinha de juta com um saquinho de pipoca ou de amendoim dentro.





Tenha uma aula bem divertida!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário